quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

A falta de água no mundo


Resultado de imagem para imagens da falta de agua no planeta  O crescimento desordenado das cidades gera dois graves problemas como a  poluição e o  consumo. A poluição é determinada pelo lançamento e a acumula, nas águas, de esgotos  e lixos industriais. Uma vez poluída, a água não pode ser consumida, afecta a saúde humana, bem como as outras formas de vida. Sabemos que em regiões pobres normalmente situadas na periferia das grandes cidades, os esgotos sanitários e o lixos das casas, sem qualquer tratamento, são directamente lançados nas águas do mar. 


A previsão é de que, nos próximos 50 anos, o consumo de água deverá superar a quantidade disponível para o uso. 

Uma das questões mais preocupantes para o mundo, na actualidade, é a quantidade de água disponível tanto para a vida humana, quanto para a economia. Tal preocupação, aparentemente contraditória, é real quando comparamos as quantidades de água existente e disponível. A contradição reside no fato de que 70% da superfície da Terra é coberta por água, atingindo um volume de 1,5 milhões de km. Mas é preciso lembrar que 98% dessa água é salgada e imprópria para o uso, a menos que seja desmineralizada, processo oneroso demais para suprir grandes populações. Dos restantes 2% de água doce, boa parte aparece retida, na forma de gelo, em calota polares ou então na forma de águas subterrâneas. Conclusão: apenas cerca de 0,44% da água do planeta Terra aparece em disponibilidade para os seres vivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaque

A falta de água no mundo

    O crescimento desordenado das cidades gera dois graves problemas como a  poluição e o  consumo. A poluição é determinada pelo lançamen...